4 dicas para fazer um bom foco e desfoco

 

photographer-1262797_960_720

Olá olá!

Se pensa que fotografar bem é muito, muito fácil, e que basta apenas carregar no botão do telemóvel ou da máquina fotográfica, engana-se! Fazer um simples “click” não garante que as fotografias fiquem perfeitas, completamente focadas, com o objecto no sítio certo e com aquelas cores esplendorosas que tanto gosta de ver. Sim, porque é sempre preciso algum jeito e alguns conhecimentos para fotografar com grande qualidade, mesmo que seja apenas um fotógrafo amador ou um recém-viciado pelas redes sociais e pelas aplicações de fotografia.

E alguns destes conhecimentos passam por saber fazer várias coisas com a máquina, incluindo um bom foco e desfoco numa imagem, precisamente quando está a fotografar. Aliás, se quiser ter uma fotografia com uma imagem focada e os restantes elementos desfocados, deve mesmo ter algumas noções para o fazer minimamente bem, caso contrário, arruína, por completo, o seu trabalho.

Se ainda não adquiriu estas noções, então está no sítio certo. Como não quero que deixe de ter fotografias magníficas e de fazer inveja aos seus amigos, aqui ficam 4 importantes dicas que deve usar para criar um excelente foco e desfoco nas suas imagens:

 

  1. Escolha as melhores câmaras fotográficas

Sem dúvida. Se quer que este tipo de funcionalidades trabalhe com um nível de qualidade bem elevado, então deve ter câmaras fotográficas à altura. Não queira que uma máquina fotográfica básica lhe dê as condições ideais para que tire fotografias de sonho. Muito menos um telemóvel que, só por ter uma câmara, não significa que se equipare às profissionais. Se quer criar um bom foco e desfoco nas suas imagens, tenha então uma máquina fotográfica de uma boa marca e de um modelo avançado, nem que, para isso, tenha que gastar mais um pouco.

 

  1. Meça bem as distâncias antes de fotografar

Para obter uma imagem com um foco e desfoco tal e qual como deseja, deve saber medir muito bem dois tipos de distâncias: câmara – objecto e objecto – fundo. Parece simples, não é? E é mesmo. O ideal é colocar bem longe do ponto de foco da câmara tudo o que pretende desfocar, assim como colocar o mais perto possível do foco da lente o que pretende evidenciar. Se preferir, pode sempre tentar chegar a câmara o mais perto possível do objecto que quer focar, contudo, o resto do cenário deve estar sempre a uma boa distância. Lembre-se: quanto mais longe estiver o fundo, mais desfocado fica.

 

  1. Faça uma correcta abertura do diafragma

Saber usar o diafragma para criar um bom foco e desfoco na hora de fotografar faz toda a diferença. Neste ponto, saiba que o jeito é bastante importante, visto que a teoria é também muito simples: quanto maior for a abertura do diafragma, maior será o desfoco à volta do objecto que está a focar. E não se confunda com os números! À medida que o diafragma vai abrindo, menor será o número e, consequentemente, maior será o desfoco.

Nota: Só consegue fazer isto com uma máquina fotográfica que lhe permita um ajuste manual de abertura do diafragma.

 

  1. Escolha as lentes mais adequadas

Pode também jogar com o tipo de lente, visto existirem muitas, cada uma delas com a sua função. Neste caso, se tiver uma lente que lhe proporcione uma maior distância do ponto de foco, melhor. As que lhe permitem um bom desfoco são as lentes com uma distância mínima de 50 mm, para além de permitirem uma maior aproximação do objecto focado na imagem.

 

Acredite que todas estas noções farão de si um fotógrafo bem mais experiente e com conhecimentos mais profundos no ramo da fotografia. E, claro está, farão com que possa inovar e tornar as suas imagens mais originais e criativas. Por isso, não espere mais e comece já a diferenciar-se de todos os outros fotógrafos amadores ou mesmo dos profissionais!

Se, no entanto, tiver alguma questão enquanto experimenta estas dicas, não tenha problemas em contactar-me para o esclarecer melhor!

Obrigada e até breve!

Pi.

You may also like