Hey!
Este post é para si que tem um smartphone com uma câmara fantástica, mas não sabe exatamente como a utilizar. Ou para si que quer tirar melhores fotografias, mas não quer gastar muito numa máquina xpto. Felizmente, hoje em dia todos podemos ser fotógrafos. Olhe pela janela e repare no carro tão original ali estacionado ou saia à rua e observe as casas que rodeiam a sua – enquanto experimenta estas sugestões.
1. Não faça zoom in
Começo com o que não fazer: aproximar. Aproximar muito faz com que as suas fotografias percam qualidade e a capacidade de transmitir uma sensação de profundidade. Tire a fotografia normalmente e corte-a depois – assim, até fica com mais margem de manobra.
2. Use a opção HDR (high dynamic range)
Se conseguir pousar o seu smartphone, melhor. Se não, mantenha-se firme, sustenha a respiração (tenha como objetivo tirar a fotografia entre as batidas do coração), toque no ecrã e aguarde alguns segundos. Esta opção assegura que a sua fotografia fique com o contraste e brilho ideais. Dica 2.1: experimente tirar uma fotografia com este modo ligado e outra com ele desligado e veja a diferença.
3. Use a grelha de edição
Somos naturalmente atraídos por imagens divididas em três cujo objeto principal (normalmente em primeiro plano) esteja ligeiramente desviado do centro. Para o ajudar a conseguir uma composição equilibrada, ative a grelha de duas linhas horizontais e de duas verticais e tente colocar o objeto principal da sua fotografia num dos pontos de interseção destas linhas ou ao longo de uma das linhas.
4. Menos é mais
Tente focar-se apenas numa cena específica, seja ela uma pessoa, uma árvore ou um carro, por exemplo. Vários fotógrafos têm adotado um estilo cada vez mais minimalista e a verdade é que se torna bastante agradável de contemplar. Esta é uma teoria não comprovada, mas se observar a conta de Instagram, Minimal Mood, por exemplo, irá tirar muitas dúvidas e vai provavelmente concordar comigo.
5. Conheça o trabalho de diferentes fotógrafos
Last but not least, veja muitos, muitos, muitos sites e livros de fotografia, siga as contas de Instagram que mais gostar e tente analisar alguns dos quadradinhos que outros fotógrafos postam – porque é que lhe parece bem, o que é que faria de diferente, onde colocou ele o objeto principal.
De que dicas gostou mais? Partilhe as suas sugestões e diga-me o que tem resultado melhor para si.
Até já e uma boa semana.
Pi.